top of page

PERGUNTAS COMUNS

ADEGA PODE SER DE QUALQUER TAMANHO?

Não exatamente, para um projeto especial, sob medida, aconselhamos que seja para um armazenamento a partir de 300 garrafas, para obtermos uma dimensão cúbica possível de colocar o isolamento, a instalação dos equipamentos e os suportes para as garrafas, alcançando assim o melhor custo/benefício, mas para uma adega com quantidade acima de 300 garrafas, o céu é o limite. 

A CLIMATIZAÇÃO PODE SER EM QUALQUER LUGAR DA RESIDÊNCIA? 

Não, pois quando o imóvel está em construção ou em reforma, pode-se planejar o local, tecnicamente, aonde será a adega e com isso prever um dreno, o isolamento do local e a passagem da infra estrutura dos equipamentos, caso ao contrário já fica mais difícil preparar o lugar com esses itens e imaginar uma adega no espaço que tinha reservado para ela.

PODE SER INSTALADO AR CONDICIONADO PARA A CLIMATIZAÇÃO DE VINHOS?

Não, pois o ar condicionado não é um equipamento projetado para ambientes como os vinhos, que precisa manter a temperatura interna de 14°C a 17°C. Esse equipamento não alcança esses valores, chegam apenas a 19°C com demasiado esforço, elevando assim o gasto de energia, provocando a fadiga do equipamento e retirando do ambiente toda a umidade que é prejudicial para as rolhas, porque irá resecar e rachar, facilitando a entrada do oxigênio dentro das garrafas causando a oxidação nos vinhos.

A UMIDADE PODE SER PREJUDICIAL DENTRO DA ADEGA? 

Sim, o ambiente interno precisa ter uma URA (umidade relativa do ar) em torno de 70%, acima e abaixo disso podem causar alguns danos, como exemplo; a URA acima de 70% com o tempo os rótulos, começam a enrugar e/ou embolorar, principalmente se o rótulo for de papel simples ou seja sem revestimento de polimero na superfície e ainda se a cola usada para colar o rótulo for natural e não a cola química vai proliferar fungos e esses mesmos que estão dentro da adega também irão atacar as rolhas até alcançar o liquido (vinho) e contaminar.

TER UMA ADEGA SUBTERRÂNEA PRECISARIA DE CLIMATIZAÇÃO?

Sim, precisaria, não é só pelo fato estar de baixo de uma casa ou cavada que não precisa de climatização. Mesmo que tenha feito uma parede grossa encostada na terra não resolveria, pois em tempos de muita chuva, essa umidade vai infiltrando nas paredes de alvenaria e em questão de tempo estará dentro da adega, dando aquele péssimo aroma de bolor. Sendo assim é imprescidível fazer o isolamento térmico e a importância de climatizar o ambiente. Porque no ar existem elementos fúngicos que são os esporos e se dermos condições, como umidade elevada, eles se desenvolverão e se prolifera no ambiente. O equipamento de refrigeração industrial que usamos, retira do ar o excesso de umidade proporcionando o equilíbrio interno de umidade. Se mesmo assim ainda a umidade relativa se manter elevada por outros fatores, recomandamos a instalação de um desumidificador. 

COMO FUNCIONA A POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO?

Não há devolução, pelo fato da adega ser um produto customizado, sob medida e com os equipamentos de climatização calculado para a área dos vinhos, além de estar encaixada num local específico ou seja, impossível retirar um produto e seus componentes sem que a destrua.

A ECELLAR ATENDE EM QUALQUER LUGAR DO BRASIL?

Sim, a procedimento segue da seguinte forma; ouvir o cliente nas suas necessidades e desejos, nos enviar a planta se houver ou as dimensões e localização que imaginou, acabamento e quantidade de garrafas que pretende guardar/ colecionar e assim em alguns dias receberá nosso orçamento. Fechado o pedido, faremos um agendamento para verificação e condições do local da adega, tirar as nossas medidas e começar o planejamento com um cronograma da fabricação da adega até a entrega. 

QUAIS SÃO OS CUIDADOS PARA ARMAZENAR OS VINHOS NA ADEGA, PARA UMA LONGIVIDADE?

São: - Sempre deixar as garrafas na posição horizontal para o líquido ficar em contato com a rolha, assim evita que essa resseque e rache possibilitando a entrada do oxigênio fazendo contato com o vinho. - Estar em ambiente escuro. - Sem vibração. - Sem odor para que rolha não absorva esses maus cheiros. - Umidade constante 70% URA (umidade relativa do ar). - Manter a temperatura interna da adega de 14°C a 17°C para qualquer côr e tipo de vinho. - Nunca armazenar outros produtos além dos vinhos.

A ADEGA PODE TER VIDROS COMO PAREDE OU NA PORTA?

Sim, aliás os vidros dão um grande charme na adega e cria um ambiente de elegância e poder, sem perder sua funcionalidade, entretando para isso acontecer é imprescindível o uso de vidros insulados, que são dois vidros separados com um perfil com sílica e a introdução de gás de argônio fechado hermeticamente. Tudo isso evita a perda da temperatura interna, como também a condensação externa formando poças de água no chão.  

  QUAL O VALOR EM MÉDIA DE UMA ADEGA

O preço de uma adega, ou seja, uma climatização de ambiente para vinhos, podem variar significativamente com base em vários fatores: tamanho do espaço que vai ficar a adega, a quantidade de garrafas a serem armazenadas, a capacidade do equipamento que seria a eficiência energética e quantidade cúbica a climatizar, a distância que ficaria os equipamentos de refrigeração. Além disso, deve se considerar a integração da marcenaria, ferragens, vidros e a mão de obra da montagem e não menos importante que é o projeto de design personalizado.

O preço tem também uma outra variante a ser considerada, a localização geográfica que será instalada a adega.

bottom of page